Comprar Agora

Como mudar o pneu | DICAS

O pneu furou durante a viagem? Pois bem, a quantidade de pessoas que comentam connosco e dizem que não sabem mudar um pneu é enorme! Por incrível que possa parecer, muitos homens (mulheres nem é preciso falar, porque geralmente já não estão por dentro do assunto) não sabem como se muda um pneu! E foi a pensar EM TODAS AS PESSOAS que publicamos este texto, para ensinar de forma prática e simples a mudar um pneu.

Antes de iniciar QUALQUER viagem, aconselhamos a olhar para os pneus. Imagina que estacionaste num local e quando retornas ao carro, o pneu está mais baixo e nem reparas. Inicias a tua viagem e acabaste de condenar a tua segurança e, talvez, a de outras pessoas também! Nós compreendemos que, no dia-a-dia, quando estão aqueles dias mais chuvosos, é difícil olhar para os pneus. Nestes casos, sugerimos pelo menos uma vez por semana dar aquela ‘olhadela’ a todos os pneus para garantir que estão ‘saudáveis’.

Ainda nesta ideia de prevenção, verifica a pressão dos pneus mensalmente e ANTES DE UMA VIAGEM LONGA, deste modo – e tal como referimos anteriormente -, acabas por reduzir o risco de seres surpreendido por um pneu furado ou em más condições.

Normalmente, a pressão correta vem indicada numa das portas ou no interior do tampão de combustível. Muitos carros trazem apenas um macaco e uma chave universal, o que pode não ser suficiente. Recomendamos a aquisição de uma lanterna, de um martelo de borracha para libertar porcas apertadas e/ou uma chave de cruzeta, luvas, um pano onde se possa ajoelhar . Porquê tanta coisa? Não é exatamente só para a mudança do pneu propriamente dita, mas é para as várias condições externas que poderemos encontrar: chuvas, lama, escuro ou noite, entre outras.

Passo a passo | Trocar o pneu furado

E agora deixemos de instruções (se bem que vamos dar mais umas quantas instruções🤣) e passemos ao verdadeiro passo a passo.

Reparaste que tens um pneu furado: a primeira coisa que deves fazer é travar o carro e engrenar ou engatar uma mudança. Se tiver caixa automática, coloca em Park (P).

Veste o colete refletor e coloca o triângulo de sinalização, verifica se estacionaste num sítio com piso sólido e plano.

Passo 1

Retira o pneu sobresselente e coloca sob o carro, perto do ponto onde irás levantá-lo. Desta forma, se o veículo se soltar do macaco, o pneu amortece a queda e torna mais fácil voltar a colocar o macaco.

Antes de levantar o carro, desaperte parcialmente as porcas, lembra-te que “para a esquerda desaperta, para a direita aperta”. Por vezes as porcas estão demasiado apertadas e a chave fornecida com a viatura não é suficiente – o martelo e/ou a chave de cruzeta normalmente solucionam o problema.

Passo 2

Com as porcas desapertadas, coloca o macaco no ponto e levanta o carro até a roda estar totalmente no ar.

Passo 3

Retira as porcas, retira a roda e substitui pela sobresselente, apertando as porcas manualmente num padrão em cruz.

Passo 4

Baixa o carro até as rodas tocarem no chão e acaba de apertar as porcas em cruz com a chave.

Passo 5

Remove o macaco. Arruma o pneu furado e as ferramentas.

___________________________________

Esperamos que tenhas gostado. Ficamos gratos se deixares um comentário ou se tiveres alguma sugestão/dúvida, escreve-nos!

Abraço e até à próxima!

Segue a oficina autolassal nas redes sociais:

1 – Facebook: autolassaloficial

2 – Instagram: oficinaautolassal

3 – Youtube: autolassal

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *