Comprar Agora

Chave de roda | Como utilizar | Dicas

Chave de roda extensível 17-19 e 21-23 para apertar e desapertar rodas

Neste post, explicamos como mudar um pneu passo-a-passo, mas como se utiliza na verdade a chave que desaperta o pneu ou a roda? Pois é exatamente isso que viemos explicar!

Antes de mais, entendam que a troca de um pneu deve ser feita sempre em segurança. Por isso, devem sempre ter em atenção às condições externas (chuva, sol, lama, escuro ou noite) bem como ao local onde vão estacionar. Assim, aconselhamos terem no vosso veículo um “kit” composto por:

  • Chave de roda;
  • Macaco;
  • Luvas;
  • Lanterna;
  • Pano.

Normalmente, a chave de roda e o macaco já vêm no veículo. Porém, na maioria dos casos, a chave não é muito robusta, tornando a tarefa de trocar o pneu bem mais complicada. Quando um parafuso está demasiado difícil para desapertar, é necessário uma ferramenta, (que neste caso é a chave de roda), mais resistente.

Chave de roda extensível e macaco
A nossa chave de roda já tem uns anitos… Mas é extensível!

A nossa dica é adquirir uma chave de roda resistente. Nós adquirimos uma, para todos os nossos carros, fabricada em ‘chrome vanadium’ que podem encontrar aqui.

Quanto às luvas, lanterna e pano, já são acessórios que vocês próprios irão adquirir para completar o vosso kit. Luvas, para que não se sujem; lanterna, para situações em que o local é escuro ou é noite e um pano, paro o caso de terem que se ajoelhar e, assim, não se sujam.

Como desapertar e apertar a roda

Para terem total segurança sobre o que vão fazer, aconselhamos a estacionarem num local com piso sólido e plano. De seguida, o ideal é travar o veículo e engatar uma mudança.

A chave de roda deve encaixar na perfeição nos parafusos do pneu. Assim, a boca da chave é exatamente do tamanho do parafuso da roda em questão.

Vale sempre relembrar que os parafusos da roda, normalmente, estão extremamente bem apertados. Quando o mecânico mexe nos pneus do veículo, costuma ‘apertar’ os parafusos com a chave pneumática. Por este motivo, têm tendência para serem difíceis de desapertar. Mas calma, há uma técnicas para retirar a roda mesmo que esteja bem apertada!

Para além de ser utilizada a chave pneumática, também é utilizada uma outra chave para que o aperto de todos os parafusos seja feito com a mesma pressão.

Todos parafusos têm um sentido para apertar e outro para desapertar. Assim, aperta-se girando em sentido horário, acompanhando os ponteiros do relógio. Já para desapertar, no sentido anti-horário.

Com a roda de frente para ti, o aperto é para direita e o desaperto é para esquerda.

Apertar parafusos com chave de roda sentido horário e para a direita
Desapertar parafusos com chave de roda sentido anti-horário e para a esquerda

Chave de roda || Passo-a-passo

Antes de mais, vamos passar aqui o esquema, com determinada ordem, para apertar/desapertar consoante o número de parafusos que tem a roda. Esta ordem deve ser respeitada por questões de segurança e, na altura de apertar, para não danificar o veículo.

Então, se a jante tiver 4 parafusos, o esquema é o seguinte:

Chave de roda ordem de quatro parafusos para apertar

Caso o número de parafusos seja 5:

Chave de roda ordem de cinco parafusos para apertar

Para uma roda com um número de 6 parafusos, este é o esquema:

Chave de roda ordem de seis parafusos para apertar

Ainda há pneus com 8 parafusos na jante, sendo o esquema o seguinte:

Chave de roda ordem de oito parafusos para apertar

Desapertando os parafusos

Com tudo isto em mente, seguem abaixo os passos para utilizar a chave de roda.

Primeiro, como é óbvio, é necessário colocar a chave de roda no parafuso com o seu cabo à esquerda da roda e em posição horizontal.

desapertar um parafuso de uma roda
Chave de roda extensivel no parafuso

Depois, pisa na chave com teu pé “bom” e vai aumentando a força aos poucos até ouvires um estalo. Repete a operação nos outros parafusos da roda. 

como desapertar parafusos do pneu
como desapertar parafusos do pneu

Tudo isto deve ser feito com a roda ainda no chão, sem levantar o carro. NÃO DESAPERTES TOTALMENTE OS PARAFUSOS. Nesta fase, só vamos soltar/libertar os parafusos.

Os parafusos desapertam para a esquerda.

Após os parafusos estarem libertos, está na altura de levantar o macaco, desapertar totalmente os parafusos e proceder com a mudança do pneu.

Apertando os parafusos

Aponta o parafuso com a mão e baixa o macaco. Com a roda já no chão, termina de apertar os parafusos com a chave de roda. Para apertar, é necessário seguir o esquema que exemplifica a ordem de aperto dos parafusos. Certifica-te que os parafusos estão bem apertados.

No vídeo seguinte, vamos exemplificar com apontar o parafuso e apertar. Assim, não te admires pois a roda estará sempre no chão.

1 – Aponta os parafusos todos antes de baixar o macaco.

2 – Coloca a chave de roda com o cabo virado para a direita e aperta.

Apertar todos os parafusos com o cabo virado para a direita. No final, é necessário fazer força para que os parafusos fiquem bem apertados. Alternar entre todos tal como mostra nos esquemas mais acima. Dá, pelo menos, duas voltas completas com força para que fique bem apertado.

______________________________

E, por hoje, é isso. O que acharam da explicação? Já sabiam como utilizar a chave de roda?

Até à próxima!

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *