Comprar Agora

Diesel | 5 problemas dos carros a gasóleo

Motor a diesel, gasóleo

Um carro com um motor a diesel apresenta mais de 30% de eficácia de combustível em comparação com os a gasolina. Este pode ser um dado muito importante para influenciar a decisão de compra. Contudo, além da sua eficiência, os automóveis que funcionam a diesel têm a vantagem de ser mais económicos, face ao preço da gasolina.

Se pretendes um automóvel para uma utilização regular, sem gastar muito combustível, é aconselhável um carro a diesel. Apesar do preço do diesel ter tido uma subida gritante, ainda é possível garantir uma economia de combustível. No entanto, poucas são as pessoas que sabem de facto os problemas de um motor a diesel. Assim, neste texto, falamos de 5 problemas que podem afetar os veículos a diesel.

1 – São mais dispendiosos

Os carros com motores a diesel têm tendência a ser mais caros que os a gasolina. Até agora, este poderia ser um investimento que daria retorno a longo prazo, graças à economia de combustível. No entanto, com o aumento do diesel, o preço quase que se compara ao da gasolina.

Por outro lado, é de realçar que a manutenção destes automóveis é também mais exigente, uma vez que os veículos que funcionam a gasóleo são mais pesados. Assim, obrigam a outro tipo de cuidados.

Uma vez que os motores a diesel utilizam sistemas de injeção direta de combustível, estes materiais são menos duráveis e mais dispendiosos.

2 – Não são aconselhados em viagens curtas

Pois é, a maioria de nós prefere o diesel à gasolina. Mas o que também a maioria não sabe, é que estes motores a diesel não foram concebidos para o pára-arranca das cidades! São nocivos para a fiabilidade e longevidade destes motores.

Porque é que são desaconselhados? Pelo facto de terem um componente chamado filtro de partículas. Já explicamos como funciona o filtro de partículas, mas vamos deixar uma breve explicação.

O filtro de partículas ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Desta forma, os veículos deverão atingir uma temperatura elevada para que o processo de regeneração aconteça de forma eficiente. Para atingir uma temperatura elevada, é preciso ‘puxar’ pelo motor e, em cidade, é difícil… Por isso, muitos destes veículos acabam por apresentar problemas de obstrução do filtro de partículas (e lá começa toda a polémica).

3- Carros a diesel são mais poluentes

A emissão de partículas poluentes, como é o caso das emissões de óxido de azoto, continua a ser uma realidade. Promovem o efeito de estufa, para além de causarem problemas respiratórios, principalmente nas crianças e nos idosos.

Assim, esta é uma preocupação cada vez mais emergente para os líderes mundiais. Por isso, as restrições às emissões são cada vez mais apertadas, sobretudo nos carros a diesel.

Para já, 11 cidades europeias querem impedir a circulação de carros a diesel até 2025, mas este número poderá aumentar. Estas restrições vão impedir a circulação de milhares de automóveis. Em Portugal, mais de 1 milhão de carros vai ser impedido de circular fora do país e vão desvalorizar de forma acentuada por não cumprirem as normas de emissão de gases poluentes.

4 – Mudança do óleo regular

A manutenção constante é mais um dos problemas dos carros a diesel, sobretudo no que diz respeito à substituição do óleo.

Para conseguir que o motor funcione perfeitamente, deverás substituí-lo com frequência. Assim, estarás a evitar a acumulação de partículas ou de fuligem. Por outro lado, é importante também verificar o estado do filtro do óleo e substituir mediante as recomendações do fabricante.

5 – O Diesel é mais viscoso

Este é um dos problemas dos carros a diesel que deves ter em conta. A viscosidade é bastante superior à da gasolina. Em caso de derrame, a sua limpeza pode ser muito mais complicada.

Se o derrame acontecer em alguma das peças do automóvel, é recomendável que procedas à sua limpeza o mais depressa possível. Desta forma, evitas a acumulação de pó e de fuligem nos componentes.

Para além disto, e uma vez que o combustível é mais viscoso, o óleo do carro a gasóleo fica sempre mais escuro do que o óleo de um a gasolina. E voltamos ao ponto 4: é importante mudar o filtro e o óleo com regularidade.

_________________________________

E vocês preferem diesel ou gasolina?

Até à próxima!

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *