Comprar Agora

Válvula EGR | 3 Sintomas da EGR suja

válvula EGR suja

A válvula EGR ou Exhaust Gas Recirculation  encarrega-se de reduzir as altas temperaturas que são alcançadas na câmara de combustão. Assim, influenciam a quantidade de óxido de nitrogénio que é produzido. 

Numa primeira fase, apenas os modelos Diesel utilizavam este dispositivo. Todavia, por causa da sua eficiência, foram instauradas normas para que todos os veículos a começassem a utilizar. Atualmente, são muitos os painéis de instrumentos que incluem um testemunho encarregado de avisar caso a válvula EGR não funcione corretamente.

Função da válvula EGR

A válvula fica entre o coletor de admissão e o de escape e é o elo de comunicação entre ambas as peças. A sua função reduzir as emissões tóxicas que são produzidas na combustão. 

O propósito da válvula EGR é reduzir a quantidade de óxido de nitrogénio que é produzido pelo automóvel. Desta forma, baixa a temperatura da câmara de combustão. Depois, redistribui os gases de escape que vão até à admissão. E, ao entrar menos quantidade de oxigénio nos cilindros, a explosão é mais suave. Por isso, não são produzidos tantos gases prejudiciais para a atmosfera.

O  seu funcionamento depende da informação que é recolhida pelos sensores do motor durante a aceleração. Estes dados são enviados à centralina e esta determina quando a válvula deverá abrir ou fechar.

Contudo, uma válvula EGR suja não irá fazer uma boa gestão de gases. Ou seja, colocará em risco toda a otimização do motor, com um aumento dos consumos e de emissões poluentes.

Mas como é que podemos identificar se a válvula EGR está suja? Através dos sintomas que o carro vai apresentando! Ora espreita.

1 – Luz do motor acesa no painel de instrumentos

Este sintoma é óbvio. Mas o óbvio tem que ser dito, não é mesmo? No caso de teres a válvula EGR suja, a luz do motor acende no painel de instrumentos. Assim, facilita a identificação do problema. O mais indicado é que procures a opinião de um especialista. Desta forma, o profissional vai identificar se o problema do motor está a ser causado pela válvula EGR suja ou por outra razão diferente.

No caso do problema estar na válvula em questão, háduas soluções: limpar a válvula EGR ou substituí-la por uma nova. O mais recomendado é que tomes esta decisão de acordo com a opinião e experiência de um especialista.

2 – Barulhos ou aquecimento do motor

a) Ouvir barulhos incomuns e estranhos no motor, pode ser outro sintoma que indica que tem a válvula EGR suja. Nestes casos, os barulhos serão semelhantes a pequenas batidas secas, que ocorrem quando o motor se encontra a trabalhar. Estão relacionadas com o aumento da temperatura na câmara de combustão.

b) Além dos barulhos, outro sintoma fácil de detetar é o sobreaquecimento no motor. A válvula EGR também é responsável pelo arrefecimento da câmara de combustão. Assim sendo, uma vez que esta esteja suja, o arrefecimento da câmara de combustão estará igualmente comprometido e resulta no sobreaquecimento do motor.

c) Outro dos problemas do motor que podem denunciar a presença de uma válvula EGR suja, está relacionado com o comportamento do motor. O motor vibra ou atrofia na aceleração e manifesta uma irregularidade na rotação sempre que acelera. Assim, a causa pode estar diretamente relacionada com a permanência dos gases congestionados no interior do motor.

3 – Consumos excessivos

Com a existência de um problema na válvula EGR, registam-se aumentos significativos das emissões poluentes e perda de potência do motor do automóvel. Assim, por consequência, verifica-se um aumento anormal dos consumos. Se constatares que o motor exige mais combustível do que é habitual, procura averiguar se haverá defeitos na EGR.

Mas calma, porque como sempre há solução!

O que fazer em caso da válvula EGR suja

A recomendação básica passa pelo mecânico, que irá fazer uns ‘testes’ e, assim, encontrar o problema. Se, de facto, a válvula em questão estiver suja, existem algumas soluções.

Assim, a primeira coisa a fazer é uma limpeza na válvula. Normalmente, este passo, já corrige o problema. Atualmente, existem produtos que se aplicam que podem resolver o problema. E caso não resolvam, cá estão os mecânicos que fazem este tipo de serviço relativamente simples. Mas se a limpeza não solucionar e caso o profissional aconselhe, a solução pode passar pela substituição da válvula EGR.

Outra solução a ser considerada é a anulação a válvula. Contudo, esta ação é ilegal em Portugal.

_____________________________

Até à próxima!

2 Comments

  1. Ana

    Responder

    Boa noite,

    O meu carro quando parado acelera sozinho até às 2000 rpm, sempre a acelarar sozinho, e já chegou ir a baixo, desligar mesmo, não dando de seguida para ligar, aguardo uns 15/20 min e ele volta a ligar com o relatim certinho sem aceleração. No entanto ele não faz sempre isto. Existe a possibilidade de ser a válvula egr e borboleta?

    Obrigada

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *