Comprar Agora

Honda S800 Coupé |Quanto vale um clássico?

A partir de hoje, iremos apresentar alguns clássicos aqui no site. E para começar em grande, trazemos um clássico Honda: o Honda S800 Coupé!

Mas porquê começar com um Honda? Simplesmente, porque temos um fascínio por esta marca…

E como é feita a classificação de um clássico? Ora vejam o que a ACP diz.

ACP e os clássicos

“É de todas, a definição mais abrangente. Assim, por clássico entende-se algo que não passa de moda, devido às suas características intrínsecas de qualidade (técnica, estética), pela sua importância histórica, raridade (ou exclusividade) e, mesmo, pela sua relevância afectiva (carisma). Aqui, a idade conta muito pouco, ou mesmo nada.

Alguns dos veículos que podemos abranger nesta classificação serão antigos apenas dentro de algumas décadas e outros poderão até vir a ser considerados históricos. Mas todos são extraordinários pela forma como se distinguem da produção corrente de veículos motorizados.

O conceito “Clássico” aplicado a veículos generalizou-se com o aparecimento, em 1973, da revista inglesa “Thoroughbred & Classic Cars””.

Clássicos certificados pela ACP

A Certificação de Viatura de Interesse Histórico é um processo que atesta a qualidade do automóvel e moto clássicos.

ACP Clássicos é uma entidade reconhecida oficialmente na  Certificação de Viaturas de Interesse Histórico. Assim, as certificações emitidas pelo ACP Clássicos têm por base o decreto-lei 144/2017.

O certificado atesta a qualidade como viatura histórica e permite o reconhecimento da mesma como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.

Clássicos certificados pelo ACP estão isentos de inspeção anual

O decreto-lei 144/2017, que regula o regime de inspeções técnicas de veículos a motor, estipula que desde 1 de janeiro de 2018, os veículos com mais de 30 anos passam a estar isentos da IPO, desde que  certificados como de Interesse Histórico.

Assim e até agora, a inspeção obrigatória era anual para todos os veículos posteriores a 1960.

O ACP, entidade de utilidade pública, certifica em todo o país viaturas de interesse histórico.

Por isso, são considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objeto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.

Referência: ACP

Honda S800 Coupé

Passemos então ao nosso clássico de hoje: Honda s800 Coupé!

honda S800 coupé

O Honda S800 Coupé é um carro desportivo que foi introduzido no Tokyo Motor Show de 1965, como substituto do Honda S600.

Assim e tal como o S600, estava disponível como coupé ou roadster e, por isso, é considerado também desportivo. O motor de 4 cilindros e 791 cc produzia 70 hp (52 kW) às 8000 rpm, permitindo alcançar 100 mph (160 km/h). Possuía uns consumos comedidos, apenas 35 mpg (6.7 L/100 km).

Ficha Técnica do Honda S800 Coupé

Produção de 1966 a 1970

Fabricante Honda

Classe desportivo

Carroçaria de 2 portas roadster/coupé

Motor 791cc de 4 cilindros em linha

PREÇO médio

34 800€

honda s800
 honda s800

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *