Comprar Agora

Correia de distribuição

kit correia distribuição

A correia de distribuição é um dos componentes mecânicos mais importantes na grande maioria dos automóveis. Desta forma, a manutenção e a respetiva mudança é essencial para que o motor do seu automóvel funcione de forma adequada. Existem automóveis com corrente de distribuição metálica e outros com correia (dentada) em borracha. É sobre a de borracha que iremos falar.

Função

A correia de distribuição tem como principal tarefa a sincronização de todos os componentes. Assim, permitem que o motor trabalhe corretamente. O equilíbrio e sincronização de todos os componentes como êmbolos, válvulas e até a bomba de água só funcionam com a respetiva correia de distribuição.

Então, a correia da distribuição tem a missão de estabelecer a ligação mecânica entre o bloco e a cabeça do motor. Transmite o movimento de rotação da cambota para a árvore de cames, que aciona as válvulas. E é por isso, que esta correia não pode sofrer qualquer dano, sob pena de danificar irremediavelmente o motor. O movimento por ela realizado tem de ser muito preciso e a sua tensão tem de estar sempre de acordo com os parâmetros preconizados pelo construtor. Desta forma, o excesso de folga não provoca desgaste prematuro ou desengrenagem da própria correia. 

Outros componentes

É uma simples correia de borracha, mas a sua função é demasiado importante para ser vista de forma leviana. A correia da distribuição, quando se parte, pode danificar gravemente o motor. 

Olhando mais em pormenor para a correia, esta é fabricada em borracha. A borracha oferece uma certa resistência e permite um baixo nível de ruído, quando se encontra em movimento.

A correia de distribuição trabalha com uma polie fundamental para o seu correto funcionamento. Em conjunto com o tensor, cria a tensão necessária na correia de forma a manter o seu alinhamento.

correia distribuição

Em muitos automóveis, existe também um terceiro componente que trabalha com a correia de distribuição, ou seja, a bomba de água. A função desta é fazer circular todo o líquido de arrefecimento pelo motor.

Manutenção da Correia de distribuição

Ainda que funcione na perfeição, é aconselhável mudar a bomba de água quando se muda a correia.

É importante frisar que as correias de distribuição devem ser substituídas de acordo com os prazos e recomendações do fabricante automóvel.
Estes prazos para a mudança deste componente variam de marca para marca. E podem até variar mesmo em vários modelos do mesmo fabricante.
Muitos aconselham a substituição ao fim 5 anos ou 100.000 quilómetros. Outros ao fim de 10 anos ou se o automóvel tiver percorrido uma distância de 240.000 quilómetros. Ou seja, conforme o que fizer primeiro, se percorrer poucos quilómetros terá que a substituir pela idade e vice-versa.

A correta montagem da correia de distribuição determinará o seu bom funcionamento. Assim, o tempo de desgaste que irá ter durante o período de utilização também fica condicionado.

Após a instalação do kit de distribuição, aconselhamos de vez em quando verificar o estado. Desta forma, será possível detectar qualquer anormalidade que possa existir.

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *