Comprar Agora

5 dicas para quem tem o carro parado | Dicas

Honda civic carro parado

Para quem tem alguns carros, como é óbvio, não consegue andar com todos ao mesmo tempo. Para além disso, com as férias aí à porta, muitas são as pessoas que deixam o carro parado na garagem.

No nosso caso, temos mais do que dois e, apesar de sermos dois com carta, é-nos impossível conduzirmos todos ao mesmo tempo. Então, normalmente, temos alguns cuidados para que, aqueles que estão mais tempo parados, não sofram com isso.

Há pessoas que pensam que um carro parado ‘não se estraga’. Mas isso não é bem assim. Um veículo desgasta-se por fazer muitos quilómetros, mas também se desgasta por estar muito tempo parado.

Por isso, hoje, trazemos cinco cuidados que deves ter, no caso de um veículo teu estar parado.

1 – BATERIA

A maioria dos problemas graves só começa a surgir depois de mais ou menos um mês do carro estar parado. Mas tem em atenção que este período pode até ser menor, se o veículo ficar exposto à humidade ou ao calor. O principal problema, nesse caso, pode ser mesmo a bateria. Esta, se não estiver com carga máxima, pode ficar sem energia.

Portanto, se vais viajar, e deixares o carro parado na garagem o melhor é mesmo desligar os cabos da bateria. E o mesmo aplica-se a quem anda com o carro só ao fim de semana ou a quem o deixada parado por muitos meses consecutivos!

2 – TRAVÃO DE MÃO

Outra coisa que NÃO deves fazer é utilizar o travão de mão para imobilizar o carro. Isto porque pode levar a que as sapatas do travão fiquem empenadas ou coladas. O melhor é colocares uns calços nas rodas para evitar que o carro se mova.

Atenção: Convém também perceber se o local onde deixas o carro parado tem muita humidade. Se for esse o caso, as lonas de travão podem oxidar e colar ao tambor. Desta forma, as rodas traseiras podem ficar bloqueadas. Antes de deixares o carro parado deve lubrificar os discos e tambores de travão.

3 – CAIXA DE VELOCIDADES

No caso de veículos com caixa de velocidades automática, deves manter a caixa na posição P. Já nos carros com mudanças manuais, deverás optar por engrenar a marcha-atrás.

Para os automóveis que ficarem parados até seis meses sem utilização, o melhor é deixar um peso sobre o pedal da embraiagem para evitar que o disco da embraiagem cole.

4 – PNEUS

Os pneus devem ficar cheios acima do recomendado pela marca. Assim. a forma original será preservada. Caso o tempo de inativação do carro seja muito elevado, aconselhamos o uso de cavaletes (ou algo semelhante) para levantar o veículo durante esse tempo.

5 – COMBUSTÍVEL

Sabias que o combustível tem prazo de validade? Após muito tempo armazenado o combustível perde as suas propriedades. No caso do gasóleo, o combustível pode mesmo apodrecer. Se isso acontecer, convém retirar todo o conteúdo do depósito antes de deixar o carro parado pelo tempo que vai estar fora. Além do combustível, o próprio depósito pode apresentar problema, caso o material usado for alumínio.

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *