Comprar Agora

Renault 5 GT Turbo | Pocket Rocket | Quanto vale um clássico?

Tal como a Peugeot tinha o 205 GTI, este carro foi a proposta da Renault para fazer frente ao rival francês. Apesar da potência ser equivalente, a ‘roupagem’ não era a mesma e o Renault 5 GT Turbo não era tão bonito. Ainda assim, este carro é considerado uma das melhores criações de sempre da Renault!

As fases do Renault 5 GT Turbo

O GT Turbo fase 1 aparece em 1985.

As suas potencialidades eram enormes, já que o chassis acompanhava a par e passo este motor com uma mecânica algo antiga. Contudo, era sempre explosivo, capaz de rivalizar com qualquer GTi dos anos 80 e inicio de 90.

Em meados de 1987 é produzida a segunda encarnação do Renault 5 GT Turbo, o fase 2. As principais modificações foram feitas no interior. Desta forma, os bancos passaram a ser mais envolventes em tecido preto e vermelho (exclusivos da gama GT Turbo), alcatifa vermelha, forros das portas em tecido e uma nova consola central. A nível de motor, recebeu um turbo já refrigerado a água, um novo módulo de ignição, novo alternador bem como outros pormenores.

Origem do Raider

No exterior, continuavam com os seus alargamentos exclusivos. Recebeu também umas novas jantes especiais Speedline de 13″ exclusivas do modelo. A grelha frontal era nova bem como o pára-choques frontal de maiores dimensões.
Desde a sua primeira edição, em 85, que o GT Turbo veio equipado com discos às 4 rodas, algo que apenas se usava nas gamas altas da altura. Devido às grandes vitórias no mundial de Grupo N com Oreille ao volante, a Renault produz o GT Turbo versão especial Oreille (ou Raider em Inglaterra). Em tudo idêntico ao fase 2 mas com interiores em tons de azul e o exterior também em azul Raider.

Renault 5 GT Turbo

A Renault anunciava 7.8 seg. dos 0-100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h num carro com 830 kg de peso. , adoptando uma motorização de 1397cc, alimentado por um carburador Solex e sobrealimentado por um turbo Garrett T2 que fazia 0.7bar de pressão, debitando assim 115cv de potência.

Como já referimos, o GT Turbo foi herdada do Renault 5.

Mas foi implementado um kit de alargamento em plástico em toda a volta do carro. Assim, estavam  incluídas as saias laterais e alargamentos das cavas da rodas. Trazia grelha frontal diferente, pára-choques mais comprido com faróis de nevoeiro, jantes especiais exclusivas para o GT Turbo. Já não existiam plásticos nas laterais, mas uns autocolantes com a sigla GT Turbo (fase 2) abaixo do friso da porta.

Fase 1

Decorria o ano de 1985, quando “nasce” o primeiro Renault 5 GT Turbo, o topo de gama do modelo Super 5. Um modelo completamente renovado, uma carroçaria que impressionou pelas suas linhas arrojadas e um motor com prestações ao melhor nível de um motor turbo comprimido.

Fase 2

Em meados de 1987, o GT Turbo fase 1 deixa de ser produzido para dar lugar à 2ª encarnação do “pocket rocket”. O motor era relativamente idêntico (agora com 120cv). No entanto, os interiores e a estética tinham muitas diferenças e para melhor. Recebeu um novo pára-choques frontal, novos autocolantes laterais a dizer “GT turbo”, nova grelha frontal, jantes Speedline 13″ de 5 raios diagonais exclusivas, bem como outros extras.

GT Turbo

Ficha Técnica

Passemos, então, aos detalhes do Renault 5 GT Turbo.

  • Discos dianteiros ventilados com 238mm de diâmetro e 20mm de espessura.
  • Discos traseiros maciços de 238mm de diâmetro e 8mm de espessura.
  • Limitador de travagem dianteira.
  • Área de travagem total de 280 cm2.
  • Eixo frontal com suspensão do tipo McPherson independente.
  • Amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito.
  • Barra estabilizadora fixa sobre braços elásticos.
  • Eixo Traseiro com Eixo tipo 4 barras.
  • Suspensão de braços sobre eixo semi-rígido perfilado em L.
  • Amortecedores colocados horizontalmente.
  • Articulação por rolamentos elásticos.
  • Caixa velocidades de 5 velocidades e marcha atrás.
  • Este ‘pequeno foguete’ pesa uns impressionantes 830 kg.
  • O preço médio do ‘Pocket Rocket’ é de 10,000€.

Podem ver mais informações e detalhes sobre este Renault 5 GT Turbo aqui.

Clássico anterior Alfa Romeo.

____________________________

Gostas de mecânica, mas não sabes os nomes das ferramentas? Não sabes por onde começar? Clica aqui e conhece o nosso EBOOK com 12 ferramentas básicas da mecânica!

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *