Comprar Agora

Filtro de combustível | O que é e para que serve | Dicas

filtro combustível

O filtro de combustível é (mais) um componente essencial para o bom funcionamento do motor.

É uma peça simples, mas evita que o combustível carregue impurezas para o sistema de injeção.

Função do filtro de combustível

O filtro de gasóleo fica encaixado na linha do sistema de combustível com o intuito de filtrar e reter partículas de sujidade e resíduos diversos. A entrada de tais partículas e resíduos no motor ou nos injetores pode provocar danos mais ou menos graves, a curto, médio e longo prazo. Por isso, é extremamente importante não andar com filtros sujos ou entupidos.

Para cumprir bem a sua importante função – filtrar as impurezas do combustível – o filtro fica numa posição estratégica, entre o tanque e o motor. Afinal, por mais que  abasteças num posto de confiança, o combustível pode absorver partículas de sujidade. Isso vale para poeira, ferrugem e resíduos  que se acumulam durante o armazenamento ou o transporte até o posto. Ou podem vir do próprio tanque do veículo.

E qualquer impureza deste tipo pode causar danos ao sistema de injeção ou ao carburador, no caso de carros mais antigos. Por isso, não podemos deixar andar: é fundamental respeitar o prazo de troca do filtro.

Quando fazer a substituição?

Agora, como saber quando fazer a substituição? Bom, em primeiro lugar, é preciso confirmar a recomendação do fabricante, disponível no manual do carro. Geralmente, a troca é indicada a cada 10 mil km rodados. Mas tem em mente que a qualidade do combustível e as condições de limpeza do tanque têm influência direta na vida útil do filtro. Ou seja, dependendo dessas condições, a troca deverá ser realizada antes da recomendação padrão. Caso o filtro esteja comprometido, basta um pouco de atenção para os sinais de falha que o carro dá: dificuldade na aceleração e marcha lenta irregular são os exemplos mais comuns.

Apesar de aparentemente fácil, a troca do filtro de combustível requer conhecimento técnico. Então, depois de comprares um filtro novo, o ideal é contar com o suporte de um mecânico de confiança para garantir a aplicação correta.

O procedimento de troca do filtro pode ser feito antes do prazo.

Lembramos que a manutenção preventiva é o melhor caminho para garantir a segurança e evitar gastos extras.

Resumindo

O filtro de combustível tem que filtrar as impurezas antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

O prazo de troca é, em média, recomendado pelas fabricantes entre 10 mil e 15 mil quilómetros.

Caso o filtro de combustível tenha passado do prazo recomendado de troca ou esteja danificado, a bomba de combustível pode ficar comprometida. Assim, pode acabar por sujar o sistema de injeção, especialmente os injetores. Ou seja, podem acontecer falhas e afetar o rendimento do veículo.

Dica: Quando trocarem o óleo respetivo filtro, aproveitem para trocar também o de combustível!

______________________

Gostas de mecânica, mas não sabes os nomes das ferramentas? Não sabes por onde começar? Clica aqui e conhece o nosso EBOOK com 12 ferramentas básicas da mecânica!

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *