Comprar Agora

Como poupar combustível | Dicas

O combustível voltou a subir. Mas e o que acontece com ele? NADA! O que aumenta (na realidade) são as taxas e impostos SOBRE esse ouro negro. Então, embora não aumente o preço do combustível propriamente dito, na prática, nós consumidores acabamos por pagar mais. Os aumentos são de cêntimos, mas, no entanto, fazendo as contas vão mexer no bolso.
E pensando no nosso dia-a-dia, decidimos reunir algumas técnicas que já aplicamos na nossa vida para poupar combustível.

1️⃣ Aproveitar as descidas e DESACELERAR

Sempre que estiverem numa descida lembrem-se desta dica, mantendo o carro ENGATADO, tirem o pé do acelerador. Só isto! Assim, quando o carro está desengatado (sem mudanças) ou em ponto morto, a única coisa que o faz andar são as rodas (pela inércia do movimento, elas rodam, certo?). No entanto, este truque pode significar perda de segurança já que a travagem é feita apenas pelas rodas e travões.

Esta dica apenas funciona se for bem executada.

Mas, como fazer isso? Já dissemos logo no início do texto: é só desacelerar. Sim! Até para colocarem mais ou menos mudanças nem precisam de calcar no pedal do acelerador. Desta forma, basta reduzir ou aumentar na embraiagem e ir soltando normalmente. Sabem porque funciona? Porque, no momento, que tiramos o pé do acelerador, a injeção do combustível é cortada e, portanto, não entra. Como não entra, também não gasta!
Podem comprovar com o painel de bordo.

2️⃣ Planear tarefas e estudar percursos

Antes de saírem de casa, pensem em todas as tarefas que precisam fazer na rua e otimizem a viagem. Num papel e com caneta, anotem as tarefas e pensem nas estradas e ruas por onde terão que passar. Por fim, “desenhem” um trajeto e cumpram-no! Assim, evitam de andarem perdidos e às voltinhas, porque se esqueceram do que precisavam fazer!

3️⃣ Estacionamento para poupar combustível

Esta dica vai de encontro com a anterior. Se traçaram um percurso e já sabem tudo o que precisam fazer na rua, podem planear estacionar numa zona (gratuito, de preferência) onde a maioria das vossas tarefas sejam próximas umas das outras.

4️⃣ Condução mais defensiva ou tranquila

Ora aqui está uma estratégia que nem todos conseguem cumprir! Nós, por exemplo, que temos o pé um pouco nervoso, temos alguma dificuldade neste requisito. Quem gosta de andar muito rápido, sempre ali no limite, vai gastar mais. Assim, circular acima dos 100km/h aumenta os níveis de consumo da gasolina e gasóleo. O mesmo se aplica a travagens ou acelerações muito bruscas. Por isso, o ideal é respeitar os limites de velocidade nas localidades, principalmente.

5️⃣ Pneus

Como já referimos aqui , manter os pneus em bom estado e com a pressão correta ajuda a potencializar a performance do veículo e, ao mesmo tempo, contribui para uma redução nas despesas com o combustível!

6️⃣ Evitar a utilização do ar condicionado

Segundo dados mais recentes, utilizar o ar condicionado pode sim aumentar o consumo do combustível entre os 20% em autoestrada e os 30% nas cidades. O que vai determinar o gasto efetivo é a temperatura escolhida. Utilizem um sistema revolucionário: abram os vidros do carro!

7️⃣ Manutenções e revisões em dia

Este é um assunto polémico. O carro é o meio de transporte que nos leva para TODO o lado. E as pessoas esquecem-se disso. É fundamental, para nossa segurança, ter a certeza que o carro está em plenas condições para circular. Antes do carro ir à inspeção, algumas pessoas pedem-nos para trocar óleos e filtros. Mas isso, apesar de ser importante, não se pode chamar de manutenção. A manutenção do carro implica um check-up geral às velas, filtros de ar, óleos, motor, alinhamento de direção, folgas, barulhos, escovas, travões, baterias, entre outras coisas. O ideal é, pelo menos antes de iniciar o inverno, pedirem ao vosso mecânico que verifique o estado geral do carro. Se fizerem isto todos os anos, vocês vão notar uma redução no consumo de combustível e nos custos de manutenção.

8️⃣ Abastecer combustível nas promoções ou nos dias de desconto

Atualmente, os postos de combustível associaram-se aos supermercados, através dos cartões, para nos trazerem vantagens e economia. Para além disto, existem postos que fazem descontos e baixam o preço por litro em dias específicos.
Algumas seguradoras também já aderiram à moda dos cartões que oferecem descontos imediatos.
O que aconselhamos, abastecer nos dias de descontos do próprio posto de combustível e utilizarem os cartões.

9️⃣ Transportar apenas os objetos necessários

Quanto mais pesado o veículo está, mais esforço vai precisar fazer e, consequentemente, mais combustível vai gastar. Estudos mostram que 45kgs a mais do que o habitual pode aumentar o consumo de combustível em 2%.

🔟 Ter um carro mais económico

Preparem-se porque esta vai doer. Nós vemos muito frequentemente, pessoas fazerem créditos para financiar carros. O problema é que essas mesmas pessoas NÃO podem manter o tal do carro. O que temos vindo a reparar é que a compra do carro é feita baseada nas aparências e não na necessidade do momento daquela família. Não se deixem enganar, carro para toda a vida JÁ NÃO EXISTE! As marcas dão uma espécie de “validade” para os veículos e, na nossa opinião, não faz qualquer sentido comprar um carro (ainda por cima financiado) por aparências. A dica aqui é simples: se não há dinheiro para manter determinado carro, é preciso trocar por um mais económico. Gente, o preço do carro não é a única coisa com a qual vocês devem preocupar-se. Pesquisem sobre o Imposto Único de Circulação, as peças da manutenção, combustível, CONSUMOS…

Enfim, não tenham ilusões e não queiram milagres. Um carro dá despesas.


Já conheces o nosso E-Book sobre ferramentas básicas para mecânica?

1 Comments

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *